Ogum

Ogum na umbanda

Ogum – O Orixá Guerreiro

Na Umbanda, Ogum se destaca como um dos Orixás mais reverenciados. De fato, conhecido por sua força e coragem, ele personifica o guerreiro que luta por justiça e proteção. Além disso, como guardião espiritual, ele vigia seus filhos e os guia em suas batalhas. Assim, sua presença é sentida em momentos de conflito, quando a determinação e a força de vontade são necessárias para superar obstáculos. Por fim, sua figura de transcende o campo de batalha, estendendo-se para a vida cotidiana, onde ele simboliza a perseverança e a busca por um futuro melhor.

O Sincretismo entre Ogum e São Jorge

A associação de Ogum a São Jorge é um dos aspectos mais conhecidos do sincretismo religioso no Brasil. Essa associação se deve à forte conexão entre São Jorge e ele, ambos valorizados por sua coragem e fé por exemplo. Por consequência, a imagem de São Jorge combatendo um dragão, que simboliza a luta contra o mal e a vitória do bem, encontra um paralelo claro nas atribuições dele como protetor e guerreiro.

No Brasil, essa sincretização se manifesta de diversas formas, desde as festas populares até as práticas religiosas. As procissões em homenagem a São Jorge, por exemplo, incorporam elementos da cultura afro-brasileira, como cantos, danças e oferendas. A força e a popularidade dessa associação são evidentes na devoção de milhões de brasileiros a ambos os santos.

Ogum na Mitologia Iorubá

Na mitologia iorubá, Ogum transcende a figura do guerreiro. De fato, ele é um deus criador, profundamente ligado à metalurgia e à agricultura. Além disso, ele foi o pioneiro na arte de trabalhar o ferro, forjando as ferramentas que permitiram aos homens dominar a terra e construir suas casas. Portanto, essa estreita ligação com a terra e o trabalho faz dele o protetor dos caminhos e guia para aqueles que buscam novos horizontes.

Além de suas habilidades como ferreiro, Ogum é um estrategista militar e um líder nato. Suas batalhas são épicas e suas vitórias lendárias. No entanto, apesar de sua força e poder, ele também é conhecido por sua generosidade e seu senso de justiça. Ele protege os mais fracos e luta contra a opressão.

Simbologia, Culto e Devoção a Ogum

A força e a busca por justiça de Ogum são representadas pelas cores vermelho e branco, que simbolizam, respectivamente, o sangue e a pureza. Dessa forma, a espada, como extensão de seu poder, se torna um símbolo de proteção. Consequentemente, as oferendas a ele são diversas e incluem alimentos como inhame, feijão preto e azeite de dendê, além de bebidas como vinho e cachaça, demonstrando a reverência e o agradecimento dos seus devotos.

Seu culto na Umbanda é marcado por ritos e cerimônias que celebram sua força e poder. Os devotos de Ogum buscam sua proteção em momentos de dificuldade e pedem sua ajuda para superar obstáculos. A fé em Ogum é transmitida de geração em geração, fortalecendo os laços familiares e comunitários dentro da umbanda.

Características Gerais:

CorVermelha (Azul Rei) (Em algumas casas também o verde)
Fio de ContasContas e Firmas Vermelhas Leitosas
ErvasPeregum(verde), São Gonçalinho, Quitoco, Mariô, Lança de Ogum, Coroa de Ogum, Espada de Ogum, Canela de Macaco, Erva Grossa, Parietária, Nutamba, Alfavaquinha, Bredo, Cipó Chumbo.(Em algumas casas: Aroeira, Pata de Vaca, Carqueja, Losna, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Flecha de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba)
SímboloEspada. (Também, em algumas casas: ferramentas, ferradura, lança e escudo)
Pontos da NaturezaEstradas e Caminhos (Estradas de Ferro). O Meio da encruzilhada pertence a Ogum.
FloresCrista de Galo, cravos e palmas vermelhas.
EssênciasVioleta
PedrasGranada, Rubi, Sardio. (Em algumas casas: Lápis-Lazúli, Topázio Azul)
MetalFerro (Aço e Manganês).
SaúdeCoração e Glândulas Endócrinas
PlanetaMarte
Dia da SemanaTerça-Feira
ElementoFogo
ChakraUmbilical
SaudaçãoOgum Iê
BebidaCerveja Branca
AnimaisCachorro, galo vermelho
ComidasCará, feijão mulatinho com camarão e dendê. Manga Espada
Numero2
Data Comemorativa23 de Abril (13 de Junho)
SincretismoSão Jorge. (Santo Antônio na Bahia)
Incompatibilidades:Quiabo
QualidadesTisalê, Xoroquê, Ogunjá, Onirê, Alagbede, Omini, Wari, Erotondo, Akoro Onigbe.

Consulte nossa página sobre as sete linhas da umbanda para mais informações.
Aliás, aqui você também encontra mais detalhes sobre esse orixá.

Veja também:

Rolar para cima